Cultura Matinhense classificada para o São João de Todos 2018

Os representantes dos bois de matraca que se inscreveram no Edital para participarem do São João de Todos 2018, do Governo do Estado, assinaram, nesta quinta-feira (07/06), o convênio que habilita suas agremiações para atuarem no circuito folclórico deste ano.
Representando a cultura popular do município de Matinha, foram classificados os bois Bela Joia de Nazaré (do senhor Domingos, do povoado São Francisco); Linda Joia de São João (da senhora Captolina, sede de Matinha) e o Boi Estrela de Ouro, do povoado Meia Légua, coordenado por José Pinheiro e Maria Garimpeira.
Todo o processo de inscrição e seleção foi acompanhado pelo secretário municipal de Cultura, Gerlan Alves, pela secretária-ajunta, Jonilza Cutrim, que contaram com o apoio da prefeita Linielda de Eldo para a propagação da cultura matinhense em nível estadual, onde os três bois representarão o município no São João de Todos 2018.

Jonilza Cutrim acompanhando a assinatura do convênio

O São João de Todos é uma iniciativa do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) que seleciona grupos que fazem as manifestações culturais de suas cidades e apoia esses grupos durante o circuito junino.
Este ano, um total de 512 atrações foram contemplados na programação. São 169 grupos de bumba meu boi (16 zabumba, 34 matraca, 38 baixada, 74 orquestra e 7 costa de Mão), 72 grupos de tambor de crioula, 22 grupos de forró, 120 danças regionais, 10 danças tradicionais, 13 danças boiadeiro, 40 danças portuguesas, 21 grupos de cacuriá, 14 quadrilhas tradicionais, 22 quadrilhas estilizadas, 21 grupos alternativos e 80 shows.

Mais em Cultura