“Robótica na Estrada”; edição de 2019 inicia por Matinha e Miranda do Norte“

Idealizado e promovido pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), o projeto “Robótica na Estrada”, que tem como objetivo levar conhecimentos para crianças do ensino fundamental através da divulgação da robótica para fins educativos, iniciou sua edição 2019 por Matinha, município localizado a mais de 200 quilômetros da capital São Luís, na quinta-feira (30), beneficiando mais de 240 crianças da rede municipal de ensino.

As visitas acontecem às quintas e sextas-feiras nas escolas e geralmente duram entre uma hora e uma hora e meia. A robótica pedagógica ou robótica educacional consiste basicamente na aprendizagem por meio da montagem de sistemas constituídos por robôs. “O projeto volta em 2019 e continua tendo como foco as visitas nos municípios. Em 2017 e 2018 dialogamos com as prefeituras para que pudéssemos apresentar essa nova roupagem que estamos trazendo em 2019, onde os próprios municípios se responsabilizam pela logística e organização para que o Iema compartilhe os conhecimentos e experiências que já possui nesse ramo. Percebemos que hoje em dia é cada vez mais crescente o desejo de levar a robótica para a juventude das cidades maranhenses”, explicou o coordenador de Práticas Experimentais em Robótica, Fábio Aurélio Costa.

Na ocasião, Fábio Aurélio Costa também ministrou oficina de robótica para um grupo de quatro professores e 20 alunos que estudam na rede municipal do 6º ao 9º ano, classificados por mérito em processo seletivo local. “Matinha desenvolveu um vestibular da robótica, onde o município se responsabilizou pela aplicabilidade das provas e selecionou alunos da cidade para adquirir mais conhecimento e serem multiplicadores em potencial no município”, frisou.

Caravana

Outro município a receber o projeto “Robótica na Estrada” foi Miranda do Norte, na sexta-feira (31). Em junho os municípios contemplados serão São Luís Gonzaga e Rosário. São Bernardo e Tutóia recebem o projeto no mês de julho.

A última edição do projeto “Robótica na Estrada” aconteceu em 2017, e alcançou 33 municípios do estado, encerrando pela cidade de Barreirinhas, onde o encontro da robótica com um grupo de estudantes ocorreu na quadra poliesportiva Valdy Soares e reuniu mais de 200 jovens.