Educação

Seis alunos de Matinha estão entre os 22 escolhidos para o programa Parlamento Estudantil 2019

O consultor geral da Assembleia Legislativa do Maranhão, Aristides Lobão, anunciou, na segunda-feira (16), a lista definitiva com os 22 alunos que comporão a terceira edição do programa Parlamento Estudantil, executado pela Assembleia em convênio com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Seis deles são da cidade de Matinha e da escola ‘Aniceto Mariano Costa’: Alexia Gonçalves Nascimento, Chrislayne Santos Mendonça, Clara Beatriz Mendonça Gomes, Isaack Mendes Pinto, Marcos Gabriel Silva e Silva e Naldivan Sousa Mendonça. Os trabalhos do programa serão realizados no Plenário Nagib Haickel, local onde os deputados estudantes apresentarão, no dia 29 de novembro, seus projetos de lei e saberão como funciona o processo legislativo estadual.

A terceira edição do programa contou com 116 inscrições de alunos de escolas públicas e privadas de todo o Maranhão, um aumento de 35% em relação ao ano passado. Foram pré-selecionados pela Seduc 42 alunos. Para a escolha, foi levada em consideração a execução técnica e o conteúdo dos projetos.

O consultor Aristides Lobão informou que a sessão do Parlamento Estudantil é uma simulação de uma Sessão Plenária da Assembleia Legislativa para que os estudantes tenham a ideia do cotidiano das atividades parlamentares. Ele informou ainda que o deputado estudante manterá essa qualificação por um ano.

 O programa visa a integração dos alunos das redes de ensino pública e privada do Estado do Maranhão com a atividade parlamentar, preparando-os para o pleno exercício da cidadania, elaborando projetos de lei e debatendo, na Assembleia Legislativa, temas de grande relevância para o Estado.

O Parlamento Estudantil Maranhense foi implantado na gestão do então presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputado João Evangelista. Em 2016, a pedido da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, foi completamente restruturado por meio da Resolução Legislativa 800/2016 e em 2017 teve novamente uma sessão ordinária realizada.

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!