Educação

Com a maior delegação, estudantes de Matinha vivenciam experiência como parlamentares na Assembleia Legislativa do MA

Com seis alunos da cidade de Matinha, os 21 estudantes das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão vivenciaram, nesta sexta-feira (29), uma experiência como parlamentar estudantil. Eles foram selecionados pelo programa com o mesmo nome, promovido pela Assembleia Legislativa (Alema), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os estudantes simularam a rotina de um deputado, incluindo a elaboração do Projeto de Lei, composição da mesa diretora, atuação no plenário, entre outros.

Nesta edição do programa, a eleição para mesa diretora teve das duas chapas que obtiveram a mesma quantidade de votos, com desempate pelo critério da idade. Foram eleitos como presidente, o estudante Allan José, do Colégio Militar Tiradentes III, de Bacabal; como vice-presidente, a estudante Lúcia Regina, do Centro de Ensino Nicolau Dino, de Grajaú, e 1° secretário o estudante Kaefferson Madeira (CE Nascimento de Moraes – Imperatriz).

Com a maior delegação do estado, Matinha se destacou nesta edição do programa e seis alunos foram escolhidos, todos do CE ‘Aniceto Mariano Costa’. Além de diretores, professores, vereadores, secretários, representantes de organizações e familiares, o evento foi acompanhado de perto pela prefeita da cidade, Linielda de Eldo, que parabenizou os jovens deputados da cidade. “Foi maravilhoso, um privilégio estar representando os jovens da minha cidade e uma oportunidade única na minha vida. Encabecei uma chapa só de mulheres, para mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser estar. Essa foi a nossa intenção”, declarou a deputada estudante Chrislayne Santos Mendonça, de Matinha.

Neusa Silva Mendonça, diretora da escola, mostrou seu contentamento com o programa Parlamento Estudantil. “Trata-se de um programa maravilhoso, pois incentiva a juventude a participar e vê o quanto a política é importante em nossas vidas. Já participamos de todas as edições”, frisou a gestora escolar. Os “deputados estudantes” foram selecionados de escolas públicas e privadas dentre 116 inscritos. Os municípios representados são Matinha (06), Grajaú (O5), São Luís (O3), Bacabal (02), Santa Helena (02) e Imperatriz, Coroatá, Codó e Tutóia, cada um com um aluno.

O presidente da Alema, Othelino Neto, destacou a relevância do programa para os estudantes. “É uma forma de chamarmos a atenção da juventude para a importância da política. Aqui vocês vivenciam não somente a experiência do parlamentar, mas têm a noção do quanto é importante a política que decide nossos destinos. Levem o nosso carinho às escolas de vocês”, destacou.

Representando o secretário Felipe Camarão, a adjunta da Seduc, Karen Barros, ressaltou a qualidade dos projetos dos estudantes. “Vocês são vencedores por estarem aqui. Cabe destacar que dos 22 participantes, 21 são da rede estadual, com todas regionais do representadas. Esse momento é crucial na vida de vocês, estudantes. Cada projeto discutido aqui será importante para a experiência de vida de vocês. Estamos felizes com o resultado desse projeto”, disse.

O evento foi marcado pela realização da sessão legislativa, à tarde, conduzida solenemente pelo presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), em ato do qual também participaram os deputados Wellington do Curso (PSDB), Duarte Júnior (PCdoB) e Neto Evangelista (DEM), além das secretárias de estado Karin Barros (adjunta de Educação) e Tatiana Pereira (Juventude), que representou o governador Flávio Dino.

 

 

 

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!