Educação

Mostra de Ciência e Tecnologia incentiva estudantes à iniciação científica em Matinha

A prefeitura de Matinha, por meio da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou na última semana a Mostra de Ciência e Tecnologia (MOCTMA – 2019), na escola municipal ‘Dr. José Conceição Amaral’. A mostra incentivou e premiações trabalhos voltados para a área da ciência na Rede Pública Municipal.

Fortalecendo a parceria entre a prefeitura e o Ministério de Ciência e Tecnologia, vários projetos foram apresentados durante a mostra. Entre eles, as ações desenvolvidas pela escola do povoado Ilha Verde, que trabalharam com o tema desenvolvimento agrícola sustentável comparando a agricultura tecnológica com a agricultura de toco e da escola ‘Maria Silva’, do povoado Piraí, que apresentaram o tema irrigação sustentável, em substituição do cano PVC pelo bambu.

O descarte do lixo eletrônico, ecoando sustentabilidade, foi o tema trabalhado pelos estudantes da escola ‘José Conceição Amaral’, o qual visa a proteção do meio ambiente e dos seres vivos; enquanto os estudantes do ‘Alberto Silva Costa’ levaram para a mostra científica vários experimentos científicos, explicando que a ciência está em nosso dia a dia. Os idosos também foram valorizados durante a mostra com um espaço em que os estudantes explicaram os direitos e deveres, bem como a interação intergeracional e seus benefícios sociais.

Segundo a organização, a mostra teve a participação de professores que visitaram os estandes e avaliaram as produções dos estudantes, marcada por diversas apresentações culturais como peças teatrais, capoeira, apresentação de musicais e outras atrações. Um momento marcante no evento foram as premiações, troféus personalizados, certificações aos professores, gestores, estudantes, apoiadores, medalhas e as bolsas de iniciação científica, concedidas pelo CNPQ aos estudantes de cinco projetos de pesquisa, além da premiação com passagens áreas para um estudante e a professora orientadora, do projeto que ficou em primeiro lugar. Os premiados irão ao estado de São Paulo, participar da feira de ciência da Febrace.

Os cinco projetos de pesquisa vencedores foram: Ocorrência de verminose na traíra, peixe nativo do lago de Itans, Matinha; Irrigação sustentável, com título: o uso do bambu no sistema de irrigação; Educação e saúde, título: ecoando sustentabilidade; Ensino e aprendizagem. título: caminhando e contando e Agricultura, título: desenvolvimento agrícola sustentável.

A prefeita Linielda Nunes participou efetivamente do evento, valorizando assim a educação do município. Na oportunidade, a gestora anunciou que ajudará no financiamento de 04 bolsistas para que os cientistas juniores deem continuidade às pesquisas. A coordenadora da mostra, Zilda Cantanhede, enfatizou a importância no protagonismo de ações em iniciação científica no município e aproveitou para homenagear a prefeita com uma medalha, em menção honrosa por ser percursora desses projetos tão significativos para os estudantes e sociedade matinhense, além do apoio do MCTIC e CNPQ.

 

 

 

 

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Curta nossas páginas nas redes sociais
e compartilhe nosso trabalho

Prefeitura Municipal de Matinha

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINHA

AV. MAJOR HERÁCLITO ALVES DA SILVA, S/N \ CENTRO \ MATINHA - MA \ CEP: 65218000

CONTATO

(98) 3357-1640